segunda-feira, 19 de julho de 2010

Enxaguantes bucais com álcool podem causar câncer de boca

Por Eduardo Martins

Cientistas afirmam possuir suficientes evidências de que o uso de enxaguantes bucais com álcool pode causar câncer de boca. O estudo publicado na revista científica Dental Journal, da Austrália, é defendido pelo Prof. Michael McCulloch, porta-voz do comitê de terapia da Associação Dental Australiana.

Segundo o Prof. McCulloch, o álcool presente no enxaguatório, ao ser espalhado pela boca, sofre uma reação e se torna uma substância chamada acetaldeído, que é cancerígena.

O estudo também mostra que os enxaguatórios bucais mais populares contém uma concentração maior de álcool do que algumas bebidas, como vinho e cerveja.

“No caso do vinho, a tendência é que você o engula. Mas o enxaguante não. E permanência dele na sua boca pode causar danos maiores que a bebida”, afirmou o professor.

“Nós também vimos pessoas que apresentam câncer de boca sem consumir nenhum outro produto de risco, a não ser o enxaguante [bucal]”, disse McCulloch Para ele,esses produtos deveriam ser retirados das prateleiras de supermercado e serem vendidos apenas com prescrição médica.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...