domingo, 22 de agosto de 2010

Cálculos Biliares - Dr. Francisco José Salfer do Amaral




Entrevista sobre Cálculos Biliares com Dr. Francisco José Salfer do Amaral


ALEX: Cálculos biliares são uma espécie de pedra que se forma na vesícula biliar. Os sintomas demoram a aparecer, por isso, é preciso ficar atento aos sinais do corpo. O programa Receita de Saúde de hoje convidou o doutor Francisco José Salfer do Amaral, que é gastroenterologista, para conversar conosco sobre cálculos biliares. Doutor, bom dia! Quais são as pessoas que tem mais chances de terem cálculos biliares?
Dr. FRANCISCO: No mundo ocidental, a grande incidência do cálculo biliar se deve, principalmente, à dieta ocidental, que é uma dieta baseada em gorduras. Os pacientes ou as pessoas que têm mais predisposição são aquelas na faixa etária a partir dos 40 anos de idade, mulheres (a grande maioria é de mulheres) e obesas que tiveram inclusive, multigestações.

ALEX: Doutor, estamos falando sobre cálculos biliares, mas talvez haja muita gente que não saiba o que eles são. O senhor pode nos explicar o que são os cálculos biliares?
Dr. FRANCISCO: Cálculo é sinônimo de pedra, então nós podemos ter pedras nos rins, e podemos ter pedrinhas dentro da vesícula, que chamam-se cálculos biliares.

ALEX: A vesícula fica em que parte do corpo e para quê ela serve?
Dr. FRANCISCO: A bílis (secreção que auxilia a decomposição da gordura no intestino) é produzida pelo fígado, então a vesícula biliar fica abaixo do fígado, mais precisamente, abaixo da costela. Quando a gente pega a última costela direita ela fica, basicamente, naquela região abaixo do fígado. A vesícula é um órgão acessório e serve para armazenar a bílis e ela liga com um canalzinho, o fígado ao intestino. Uma parte da bílis, quando nós temos uma necessidade maior por uma alimentação mais gordurosa, a vesícula libera essa bílis concentrada para fazer a complementação da digestão.

ALEX: Como surgem os cálculos biliares no organismo da pessoa?
Dr. FRANCISCO: Já que a função da vesícula é concentrar e armazenar essa bílis, acontece o que a gente chama de bílis lutogênica, ou seja, uma bílis que já é predisposta e vem rica em colesterol (uma das composições da bílis é o colesterol, além dos sais, sódio e outras espécies de cálcio). A bílis sendo demasiadamente seca, ela pode agregar esse colesterol que está dentro da bílis dissolvido em forma líquida e pode se agregar em micro cristais ou micro partículas que vão se juntando e formando pedras resistentes.

ALEX: Quer dizer que seria uma gordura que vai se cristalizando?
Dr. FRANCISCO: Exatamente. Pelo excesso de concentração da bílis e por essa bílis estar desequilibrada, ela está rica em colesterol e não está nos percentuais adequados.

ALEX: O que uma pessoa que tem cálculo biliar sente?
Dr. FRANCISCO: Uma grande parte da população fica sem saber que teve cálculo biliar a vida inteira e, às vezes, morre sem saber se teve a doença. Ou, o paciente vai fazer um outro exame por um motivo qualquer e se acha o cálculo, embora ele nunca tenha sentido nada. Então uma grande parte da população nunca vai sentir nada, mas existe um percentual que começa a ter os sintomas. Como a bílis é necessária para que haja uma boa digestão, quando houver necessidade da vesícula ser acionada para que essa bílis vá para o intestino, a pessoa vai começar a apresentar os sintomas porque ali tem cálculo. Então os cálculos vão começar a se movimentar devido a contração da vesícula e entopem os canaizinhos e aí começa-se a ter dor e dor em forte intensidade. A dor é comparável a da cólica renal e até mesmo a dor de um parto e é muito intensa nessa região abaixo da costela, que pode irradiar para as costas e para a região posterior da escápula, inclusive.

ALEX: Mas é possível a pessoa ter cálculo biliar sem essa dor?
Dr. FRANCISCO: A grande parte. Mais de 50%

ALEX: E nesse caso não há um problema para o organismo da pessoa?
Dr. FRANCISCO: Não há nenhum problema, mas eu sempre costumo colocar para os meus pacientes que, quem tem cálculo na vesícula tem uma bomba-relógio, pois ele pode desenvolver subitamente, sem que ele imagine, por uma refeição. E o pior é que se ele estiver longe de um centro médico ele pode sofrer várias conseqüências por falta da assistência imediata. Se o paciente não tem, ele começa com uma dor intensa nesse local do abdômen e ele não consegue suportar a dor, precisando ser atendido numa emergência médica. Tem casos em que o paciente vem procurar o atendimento, numa consulta de rotina, porque embora eles não tenham dores fortes, quando comem uma gordura ou um alimento mais pesado, isso causa um desconforto nessa região do hipocôndrio direito e apresentam enjôo quando comem e até vômito. Nesses casos, os pacientes são examinados numa clínica por um médico especializado.

ALEX: Quando a pessoa não sente dor e ela tem o cálculo biliar, como o médico faz o diagnóstico desse problema?
Dr. FRANCISCO: Se ele não tiver dor, ou seja, for assintomático, dificilmente a gente vai pensar que ele tem a doença, então seria um achado. Mas geralmente esse paciente que tem o cálculo, a gente chama de dispéptico, ou seja, ele tem uma dispepsia. O termo dispepsia na gastroentenrologia, é um termo que engloba a má digestão. Então vai desde um mal-estar no abdômen até uma distensão ou estufamento do abdômen, uma cólica discreta e vários outros sintomas. Nesse caso, o paciente vai ser investigado e geralmente a gente pede uma ultra-sonografia, que é um exame preciso para isso e que faz o diagnóstico de pedra na vesícula. Geralmente os pacientes que têm cálculo biliar, um grande percentual tem também doenças gástricas relacionadas como gastrite e principalmente, a doença do refluxo ou uma hérnia associada. Então quase que simultaneamente nós fazemos uma endoscopia digestiva com uma ultra-sonografia. Esses dois exames vão nos dar exatamente qual o problema do paciente.

ALEX: Como se faz o tratamento para o cálculo biliar?
Dr. FRANCISCO: Temos que observar dois pontos: o quadro agudo do paciente, ou seja, se ele entra numa emergência médica com dores intensas e se diagnostica cálculo biliar. Se a vesícula já inflamou, porque quando ele entra num caso desses, geralmente a vesícula já está inflamada e o cálculo promoveu uma irritação na parede da vesícula e ela inflamou. Nesse caso, é necessário uma cirurgia de urgência para retirar a vesícula. Nos casos em que o paciente vem tendo crises, mas são crises em que o paciente consegue suportar, às vezes, ele prefere levar isso adiante, mas em todos esses casos o paciente tem indicação cirúrgica. O tratamento da pedra na vesícula é a cirurgia. O tratamento clínico é um tratamento de seção, ou seja, ele é paliativo e o paciente corre o risco de sofrer uma complicação. E a complicação muitas vezes é severa, porque além dessa inflamação que pode acontecer na vesícula, o cálculo pode se deslocar da vesícula e entrar no canal da vesícula, entupindo assim, lá embaixo, onde sai no intestino. Então ele pode ter pancreatite que são complicações graves no pâncreas, ele fica com o olho amarelo, tem calafrios resultantes de uma colangite, que é uma inflamação nesse canalzinho e que tem alto grau de mortalidade. É uma doença até potencialmente fatal quando complica. Se o paciente começa a ter crises e já tem uma qualidade de vida diminuída, o melhor é ele fazer uma cirurgia.

ALEX: Doutor, no caso da cirurgia. Qual é o tipo de cirurgia e como ela é feita?
Dr. FRANCISCO: A partir de 1990 se instituiu a cirurgia labaroscópica e ela revolucionou não só o tratamento das cirurgias em geral, mas principalmente da vesícula. É uma cirurgia que antes era realizada aberta, com riscos e com dor, uma internação enorme de tempo e com complicações pós-operatórias. Agora o paciente faz a cirurgia em um dia e no outro já está em casa, quase que sem dor. Se tira a vesícula, ela não fica porque ela está doente, e o paciente vive muito bem sem a vesícula. Atualmente a cirurgia dá mais segurança, menos dor e ela ficou muito mais econômica em relação aos convênios em função do tempo menor de internação e os outros fatores já mencionados.

ALEX: Quando a pessoa fica sem vesícula, a alimentação dela deve mudar?
Dr. FRANCISCO: Não. 50% da bílis já passa direto para o intestino e já faz a digestão lá mesmo. Retirando a vesícula, eu vou desviar toda essa bílis para o intestino, misturando-se ao bolo alimentar. Antes, quando o paciente está doente, com pedra na vesícula, aí sim ele precisa fazer dieta e evitar gordura porque ele vai ter crises severas se não o fizer. Mas após a retirada da vesícula e do cálculo biliar ele está curado e não há restrição alguma, ou seja, ele volta completamente à vida normal.

ALEX: Depois que a pessoa tira a vesícula, com o passar do tempo, ela tem algum tipo de crise ou dor, ou isso não acontece mais?
Dr. FRANCISCO: Isso não acontece mais.

ALEX: Doutor, é possível prevenir o aparecimento de cálculos biliares?
Dr. FRANCISCO: Não tem o que fazer. Se for para ter, ele terá.

ALEX: O nosso convidado de hoje foi o doutor Francisco José Salfer do Amaral, que é gastroenterologista. O doutor Francisco nos falou sobre cálculos biliares. Muito obrigado pela sua participação aqui no nosso programa! O programa Receita de Saúde fica por aqui. Voltaremos amanhã com mais um tema de saúde que vai interessar a você. Até lá!




Fonte: Receita de Saúde

Um comentário:

Bruce XXP disse...

Una doctora en medicina, nicola whitehill, me pidió que comprara medicamentos herbales dr itua para la esclerodermia, ya que junio es el mes de la esclerodermia. me costó mucho pasar y recuerda que he pasado por mucho! ¡He aprendido mucho sobre las hierbas medicinales y mi lucha por tener un estilo de vida saludable! Le he recomendado las hierbas medicinales dr itua a muchas personas para que puedan ver que la lucha puede ser difícil a veces, ¡pero vale la pena! vale la pena luchar, así que nunca se dé por vencido y continúe siendo su propio defensor y es posible que deba cambiar de médico para obtener la mejor atención para su cuerpo. ¡mantén la cabeza en alto y sigue avanzando a pesar del obstáculo en el que te encuentres! Dios solo te da lo que puede manejar, así que pon tu fe, confianza y esperanza en él y pídele que te muestre la dirección en la que quiere que vayas. al investigar y encontrar lo que está poniendo en o sobre su cuerpo puede ayudar enormemente y ayudarlo a usar los alimentos como medicina para ayudar a sanar su intestino. dr itua tiene todo tipo de medicamentos a base de hierbas para curar todo tipo de enfermedades, como herpes, diabetes, hpv, copd, als, ms, vih, cánceres, hepatitis, parkinson, infertilidad y otras enfermedades e infecciones humanas que puede haber estado pasando en tu vida dr itua te preparará una cura permanente. Contacto de correo electrónico del centro herbal dr itua: drituaherbalcenter@gmail.com. www.drituaherbalcenter.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...