quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Qual o melhor creme dental?

Uma pergunta comum formulada pelos pacientes logo na primeira consulta odontológica é:
QUAL É O MELHOR CREME DENTAL?


Creme dental, pasta de dente, dentifrício ou gel dental, são denominações de um produto usado na higienização dos dentes e muito conhecido por todos nós.
Sabemos da dificuldade na escolha de um creme dental diante de tantas ofertas contidas nas prateleiras dos supermercados.
Produtos são desenvolvidos com sabores, cores e características diferentes, tutti-frutti, menta, e hortelã, brancos, verdes e vermelhos são os mais comuns. Aparecem também sabores exóticos como albricoque, canela, chiclete e sabores mágicos como Shrek, Barbie e Cocoricó. Todos existem para que a indústria farmacêutica possa ganhar uma fatia maior de um mercado promissor e o gosto do consumidor.
Milhões de dólares são gastos na mídia para conseguir gravar fortemente em nosso inconsciente que a escavação dos dentes perfeita necessita de um creme dental sabor refrescante, mágico. Mas essa sensação não é sinônimo de limpeza.
Além dos sabores, acrescentam flúor, substancia antimicrobiana, bicarbonato de sódio, branqueadores, dessensibilizantes, fitoterápicos, antiinflamatórios e antibióticos dando características diferentes para cada produto, tornando-os um produto medicamentoso, perigoso para saúde.
Os estudos mostram que, em um estado normal de saúde, os cremes dentais devem agir somente como substância saponácea, ou seja, como um sabão. Quando necessitamos de uma ação mais específica em estado de doença, eles entram como medicamentos, devendo ser interrompidos assim que a doença desapareça.
O ideal, numa condição normal de saúde, é realizar a higienização com produto neutro, a atenção deve estar voltada na quantidade do creme dental colocado sobre a escova, pequena porção é o ideal, apenas uma gota, dando melhor visibilidade. Quanto menor a quantidade melhor o resultado final.

Fonte: http://blog.multprev.com.br/2008/07/08/creme-dental/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...