quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ortorexia


Obsessão por alimentação saudável pode ser transformar em doença
A doença é chamada ortorexia. A obstinação em restringir alimentos causa mudanças no comportamento e afeta a convivência com amigos e familiares.




Você perde horas lendo rótulos? “Olho caloria, nível de gordura”, diz a artesã Fabiana Trad. No seu prato só entram alimentos considerados supersaudáveis? “Carne vermelha, gordura, não como”, fala o professor Marcos Santos.

Só come se você mesma cozinhar a refeição? “Vou ao casamento, em casa como o meu pãozinho com margarina. Dependendo do bufê que vai servir o que for a gente não come não”, responde o médico Paulo Sérgio Silva.

Se a reposta foi sim as três perguntas, cuidado! Escolher bem os alimentos... Se preocupar com o excesso de gordura, de sal ou de açúcar nos produtos é bom pra saúde. O problema é quando isso se torna uma obsessão. Aí vira transtorno alimentar que já ganhou até um nome pelos especialistas: ortorexia.

“São pessoas inseguras, ficam muito ansiosas, em relação ao medo de adoecer, medo de ingerir substância química, aditivo, açúcar, gordura trans, colesterol, levam os próprios alimentos pra viagens pra passeios”, explica a psicóloga Fernanda Kalil.

Esta obstinação em restringir alimentos causa mudanças no comportamento. “Começa a se isolar, se isolando, se afastando dos amigos, da família, ela começa a apresentar outros sintomas, depressão e ansiedade E ai está na hora de buscar uma ajuda”, alerta a psicóloga.

“Alimentação saudável não é alimentação absolutamente correta. Saudável é comer com prazer”, diz Fernanda.

Fonte: Jornal Hoje (globo.com)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...