sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nutrição Funcional e Qualidade de Vida



O nosso organismo é formado por cerca de 100 trilhões de células e renovamos 50 milhões destas diariamente. Estas células são formadas exclusivamente por nutrientes e fitoquímicos, e estes são fornecidos pela nossa alimentação diária.

O excesso de substâncias químicas, assimiladas por inalação ou ingestão, através dos poluentes no ar, consumo de alimentos industrializados, agrotóxicos, alto consumo de medicamentos, são fatores que estimulam o desequilíbrio funcional.

Esse desequilíbrio funcional altera o funcionamento do organismo, sobrecarrega o sistema imunológico, além de diminuir a capacidade do organismo em eliminar toxinas. Esses desequilíbrios funcionais podem desencadear distúrbios que nos afetam tanto na nossa saúde física, como mental e emocional. Os distúrbios funcionais se manifestam por meio de: enxaqueca, insônia, depressão, hiperatividade, distúrbios de concentração e aprendizagem, alterações de humor, ansiedade, compulsões, irritabilidade, problemas gastrointestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, fadigas inexplicáveis, dermatites, doenças auto-imunes, obesidade, entre outras. Dessa forma, a Nutrição Funcional possibilita tratar efetivamente as CAUSAS desses distúrbios, restabelecendo o equilíbrio orgânico e PREVENINDO novos problemas.

O objetivo da Nutrição Funcional Celular é analisar como o nosso organismo interage com os alimentos e como funciona a Nutrição das nossas células. Para isso é necessário saber da importância que o alimento e o processo alimentar exercem em cada organismo. Um alimento, que pode ser remédio para um indivíduo, poderá ser um veneno para o outro. Analisamos se o seu organismo está conseguindo absorver de maneira adequada todos os nutrientes que estão sendo ingeridos. E através do próprio alimento ou suplementos podemos melhorar a utilização dos nutrientes.

Utilizamos uma anamnese detalhada, exames laboratoriais, sinais e sintomas dos pacientes como ferramenta para analisar déficit ou superávit de determinado nutriente. Pois os nutrientes atuam em conjunto, e conseqüentemente, a falta de um nutriente essencial pode alterar o equilíbrio de todo o metabolismo.

A Nutrição Funcional realmente ajudará o seu corpo estar bem nutrido, nutrindo suas células! Desta forma, o seu organismo funcionará harmoniosamente.

Maria Cecília Yamamoto
Nutricionista
Especialista em Nutrição Clinica Funcional

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...